Micose de unha - Parte 1

Boa Tarde meus amore, como vocês estão???
Então queridas (os) hoje vim trazer a vocês um assunto muito importante, que nunca pode passar despercebidos por nós, dividi esse assunto em partes para uma postagem só não ficar extensa e chata, rsrsrrs... Vamos lá???
______________________________________________

A micose de unha ou onicomicose  é uma infecção da unha dos pés ou das mãos causada por fungos, que deixa a unha amarela, deformada e grossa.

                             

Essas infecções são geralmente causadas por um fungo que pertence a um grupo denominado dermatófitos, que também pode causar infecções nos pelos do corpo e na pele, como no caso da frieira (pé de atleta). Outro grupo de fungos que também pode causar micose de unha são as leveduras. Em geral, as leveduras causam onicomicose nas mãos e os dermatófitos provocam onicomicose nas unhas dos pés.

A micose de unha não é uma doença fatal, mas pode causar dor, desconforto e destruição da unha, levando a efeitos emocionais importantes, que podem ter um impacto significativo na qualidade de vida.

Geralmente, o tratamento da micose de unha é feito com esmaltes antifúngicos ou remédios antifúngicos orais receitados pelo dermatologista, como Fluconazol ou Itraconazol, por exemplo. Porém, alguns tratamentos caseiros para micose de unha como escalda-pés ou cremes e loções naturais podem ajudar no tratamento.

A micose de unha do pé é contraída principalmente quando se anda descalço em piscinas ou banheiros públicos, ou se usa sapatos apertados, enquanto que a micose de unha da mão ocorre especialmente quando se partilha materiais de manicure.

Anatomia da unha 


A unha é uma unidade complexa, constituída por cinco grandes estruturas: a matriz da unha, a lâmina ungueal (ou corpo da unha), o leito ungueal, a cutícula (ou eponíquio), e as dobras ou pregas ungueais (paroníquia). 

A matriz ungueal (onde a unha começa) é onde as células da unha se multiplicam e queratinizam (endurecem e formam o material da unha) antes de serem incorporadas na unha. A maior parte da matriz não é visível.

A matriz começa sob a pele a 5 milímetros abaixo da dobra ungueal e abrange a área chamada lúnula (a superfície em forma de meia lua na parte inferior branco da unha).

A lâmina ungueal (ou corpo da unha) é a própria unha. O leito ungueal é o tecido macio embaixo da unha, a ancoragem da lâmina ungueal. A lâmina ungueal protege o leito ungueal.

A cutícula (ou eponíquio) é uma dobra de pele modificada. A cutícula protege a matriz. É uma porta contra a infecção. (Não é uma boa ideia retirar a cutícula…)

As dobras ou pregas ungueais (paroníquia) são as regiões de encontro da pele com a unha. As dobras ungueais são definidas como dobra ungueal proximal e dobras ungueais laterais.

Sintomas de micose de unha

Os sintomas de micose de unha incluem:
  • Unhas esbranquiçadas ou amareladas, grossas, que podem descolar da pele; 
  • Deformidade nas unhas. 
  • A unha pode parecer opaca, sem brilho
  • Pode ter cor escura
  • Unhas infectadas também podem descolar-se do leito ungueal, uma condição chamada onicólise.
  • A pessoa pode sentir dor em seus dedos ou perceber um odor desagradável.
_________________________________________


Por hoje é só meus amores, no próximo post venho falar pra vocês os tipos de micoses que existe....
Espero que tenham gostado...
Me falem o que acharam....
Bjinhooooos


Chris Secco

Nenhum comentário:

Postar um comentário