Semana Mundial do Aleitamento Materno 2017

Olá meus amores tudo bom com vocês???
Vamos falar sobre um assunto muito importante, principalmente para as mamães que é sobre o Aleitamento Materno.
A partir de hoje (01/Agosto) se inicia a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que têm de suma importância, pois o intuito é incentivar as mamães sobre a amamentação.

Experiências da amamentação:
Como alguns sabem tenho três lindos príncipes, o Raphael (4 anos), Murillo (2 anos) e Lucca (5 meses), o meu mais velho tive dificuldades, claro sou normal como toda outra mamãe, desde a maternidade, as enfermeiras o incentivaram ao suplemento ele mamava comigo e na mamadeira ao mesmo tempo, fazendo assim ele mamar apenas durante 3 meses (puxou a mamãe aqui rs, mas eu larguei cedo pois tive problemas com o bico da mãe). 
Já o Murillo, ele mamou comigo até seus 6 meses, porém como toda mamãe também passa por desmamar filho cedo por voltar ao trabalho ou estudos, eu tive de acostumar ele com a mamadeira, pois a noite eu estudava, durante o dia ele mamava comigo e de noite na mamadeira, com meu leite mesmo ou o suplemente, variava muito da quantidade que conseguia tirar na bombinha, mas como ele me machucava tanto que as vezes chegava a sair sangue, por mais que ele pegava o peito certinho, esse foi outro motivo por desmamar ele cedo. 
Agora o caçula, já estou fazendo totalmente diferente, estou dando exclusivamente o leite materno, passava com um pediatra que aos 2 meses dele, me incentivou a das água a ele, porém faço isso uma vez ou outra, não vou negar, mas estou dando prioridade ao leite materno sim.

Sobre a Amamentação:
A amamentação é uma pratica natural, capaz de trazer inúmeros benefícios para o bebê, como também para a mãe e a família.
O aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses de vida. Isso significa que, até completar essa idade, o bebê deve receber somente o leite materno, não deve ser oferecida qualquer outro tipo de comida ou bebida, nem mesmo água ou chá. Após esse período ele deve continuar, pelo menos até os dois anos de idade, em associação com a alimentação complementar.
As vantagens do aleitamento materno são muitas:
  • promove uma interação profunda entre mãe e filho;
  • ajuda no desenvolvimento motor e emocional da criança;
  • faz o útero da mãe voltar mais rápido ao tamanho natural;
  • diminui o risco de hemorragia pós parto e, consequentemente, de anemia na mãe;
  • ajuda a mulher a voltar mais rapidamente ao peso que tinha antes da gestação e diminui o risco de câncer de mama e de ovário.
O leite materno é um alimento completo e ideal para o bebê, pois ele contém todos os nutrientes em quantidades adequadas, proporciona ótimo crescimento, é de fácil digestão, fornece água para hidratação, protege contra infecções e alergias e propicia menos problemas ortodônticos (dentes) e fonoaudiólogos (na fala) associados ao uso de mamadeira.
Para que o bebê seja amamentado corretamente, a aréola – área mais escura e arredondada do seio – deve estar limpa, macia e flexível; o bebê precisa estar posicionado de forma adequada: a mãe deve colocar a barriga do bebê de frente para o seu corpo. A criança deve estar alinhada, com a cabeça e coluna em linha reta. A boca do bebê deve estar de frente para o bico do seio para abocanhá-lo e a maior parte da aréola deve estar dentro da boca dele. A mãe deve apoiar com o braço e a mão o corpo do bebê.
Muitos mitos ainda cercam o aleitamento materno e eles podem atrapalhar esse momento tão importante. Veja alguns mitos e verdades.
Mitos
  • o leite de vaca é mais completo em nutrientes que o leite materno;
  • se a mãe não amamentar o primeiro filho, não conseguirá amamentar o segundo;
  • a produção de leite só começa três dias após o parto;
  • o bebê com diarreia não deve ser amamentado;
  • quando a mulher engravida novamente, não pode mais continuar amamentando;
  • algumas mulheres produzem pouco leite e, por isso, ele não deve ser oferecido para o bebê.
Verdades
  • estresse influencia na produção do leite;
  • o leite materno pode ser congelado;
  • o aleitamento materno exclusivo deve ocorrer até o sexto mês de vida;
  • mulheres que estão amamentando não podem tomar nenhum tipo de medicamento sem prescrição médica;
  • não existe leite fraco.
Espero muito que tenham gostado, esse assunto é muito importante, mas se você mamãe, teve alguma dificuldade, e não conseguiu amamentar seu filho, não fique triste, eu fiquei claro com os meus, mas hoje vejo a diferença, pois vi e percebi que cada filho é diferente, cada gestação é diferente, mas o AMOR é o mesmo. Claro que a amamentação aproxima a mãe do filho, o vínculo é maior, mas dando muito AMOR e CARINHO, esse vínculo permanece para SEMPRE! Pois eles sentem o AMOR que temos por eles, e sacrifícios que fazemos.
Fiquem todos vocês com Deus, e até breve meus amores.


5 comentários:

  1. Admiro a mãe maravilhoda que és, se vira nos 30 para satisfazer as necessidades dos meus 3 lindos sobrinhos. Parabéns cuunha. I love u ♡

    ResponderExcluir
  2. Você tem uma família linda parabéns ❤ não dou mãe mais amei o post.

    ResponderExcluir
  3. É uma experiência única, além de um ato lindo, como Jeová é maravilhoso, amei saber sobre os mitos. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe me amamentou até quase 2 anos...foi ótimo para minha saúde
    Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o assunto. Realmente é muito importante o leite materno.

    ResponderExcluir